quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dindin pro Bebê

Quando se tem filhos na Alemanha, seja você alemão, da comunidade européia ou estrangeiro com contrato de trabalho local e não de expatriado, a prefeitura local paga para cada filho um valor de 184 euros que aumenta a partir do terceiro filho. O chamado Kindergeld - na minha parca tradução, dinheiro/beneficio para/da criança  -  seria algo como o nosso bolsa família. Esse benefício é pago até a criança completar 18 anos ou até os  25, se ela ainda estuda.
Se você, mesmo sendo estrangeiro, tem permissão de trabalho na Alemanha ( eu não tenho, porque não pedi), você também tem direito ao Elterngeld - na minha parca tradução (de novo), dinheiro dos pais. Ele tem um valor minimo  de 300 e máximo de 1800 euros mensais e é pago por no máximo 12 meses para um dos pais ou para ambos  num período total máximo de 14 meses.
Além disso, não se paga médico (apesar de que todo mundo tem que pagar plano de saúde), a maioria dos remédios e as vacinas básicas. Mas em contrapartida tem que se pagar a pré-escola de acordo com sua renda. Só que só se paga para um dos filhos. Se você tiver três filhos frequentando o jardim da infância (kindergarten), só um paga.
também tem mais uma vantagem interessante que eu não sabia até receber a carta semana passada: durante os três primeiros anos de vida do bebê, a mãe tem um valor recolhido mensalmente para a Previdência Social alemã  mesmo que ela não trabalhe fora. Esses três anos, então, entram na contagem da aposentadoria. Como o Brasil  e a Alemanha tem acordo previdenciário, se voltarmos para o Brasil, eu tenho pelo menos mais três anos de recolhimento. Bom, né?
Pode ter certeza que tem gente por aqui que faz da arte de ter filhos um jeito de ganhar um dindin extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin